Menu fechado

Deputado Tercilio Turini apoia encontro de animais peçonhentos do Norte do Paraná

Especialistas, pesquisadores, professores universitários, estudantes, produtores rurais e representantes de outros segmentos da comunidade vão participar do 1o Encontro de Animais Peçonhentos do Norte do Paraná, de 20 a 22 de março, na Universidade Estadual de Londrina. O evento com palestras, debates, apresentações de trabalhos e outras atividades pretende informar sobre a importância das serpentes para produção de soro, alertar para o risco da matança das espécies e fomentar a criação de um serpentário.

Integrantes da organização estiveram com o deputado estadual Tercilio Turini para convidá-lo a participar e reforçar a divulgação. O deputado Turini apoia o projeto desde quando começou a ser formatado, articulando o envolvimento da UEL, Governo do Estado e outras instituições. No ano passado, recebeu na Assembleia Legislativa o pesquisador Érico Vital Brazil – dirigente da Rede Vital para o Brasil e neto do médico, sanitarista e cientista Vital Brazil, que desenvolveu o soro antiofídico e trabalhou em pesquisas sobre combate a doenças como tifo, varíola e febre amarela. Também estava o agricultor e ambientalista Daniel Steidle, de Rolândia.

Dados do Centro de Produção e de Pesquisa de Imunobiológicos do Paraná apontam que 98% das cobras são mortas no estado, provocando a falta desses animais para produção com qualidade dos imunobiológicos. O encontro quer chamar atenção para o problema, discutir e propor ações que contribuam no manejo de espécies. O número de acidentes com peçonhentos vem crescendo bastante. Outro tema será a presença de escorpiões amarelos no meio urbano e os riscos para as pessoas.

Na visita ao deputado Tercilio Turini hoje de manhã, estavam a professora, bióloga e herpetóloga Mariana Grotti Pereira (especialista em serpentes), o produtor rural Daniel Steidle, o professor da UEL e biólogo João Zequi e o assessor parlamentar Ronaldo Bifinho.
Please follow and like us:
error
Open chat