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modelo atual

Estudos, Licitação e Acordo
1995-1996

Acordo de 26 empreiteiras. Divide o estado em 6 lotes e reduz de 3.000km de conservação de estradas para apenas 309km

Início do Contrato
1997

Paraná adota modelo de concessão onerosa, com tarifa pré-fixada e programa de obras

Redução Unilateral
1998

Em período eleitoral o governo reduz em 50% o preço da tarifa

Judicialização
1998- até hoje

Sequência de batalhas judiciais entre o estado do Paraná e concessionárias

novo modelo

3.327 Km

da atual concessão e
trechos de rodovias federais
e estaduais relevantes
2.164 KM Federal
1.163 KM Estadual

Modelo “Híbrido”

Concessão Onerosa

R$ 156 Bi – Receita
R$ 42 bi – CAPEX
R$ 34 bi – OPEX

15 novas Praças

5 no Noroeste
3 no Norte Pioneiro 
2 no Oeste 
2 no Sudoeste 
2 no Norte
1 nos Campos Gerais

Frente Parlamentar SObre Pedágio

Assembleia Legislativa do Paraná

Paraná corre riscos com novo modelo de pedágio, alerta o deputado tercilio turini”

– 15 novas praças de pedágio, passando das atuais 27 para 42
– Tarifas continuam caras, bem acima de outros estados
– Licitação com limite de apenas 15% de desconto nas tarifas
– Aumento de 40% nas tarifas logo após a duplicação de rodovias
– Licitação por outorga onerosa não beneficia população
– Prazo muito longo para início e conclusão de obras
– Falta transparência para fiscalizar receitas e despesas das concessionárias

 

O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e autor da Lei do Pedagiômetro, deputado Tercilio Turini, sempre atuante na pauta, defende o modelo de pedágio com menor tarifa. Em 2018, foi um dos responsáveis por não autorizar a renovação automática dos atuais contratos de pedágio. Saiba mais em: https://tercilioturini.com.br/pedagio/

“O Paraná não pode correr riscos e repetir os erros. São 30 anos de concessões, mexem com o futuro do estado e com a vida da população, além de movimentar bilhões de reais”, diz o deputado estadual Tercilio Turini

Audiências Públicas

Deputado Tercilio Turini participando da Audiência Pública do Pedágio na cidade de Londrina

As audiências públicas da Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná, para debater o novo modelo de concessão proposto pelo governo federal, ocorrerão de forma híbrida (presencial e virtual) e serão transmitidas pelos canais de comunicação do Legislativo.

Calendário
– A Frente Parlamentar irá realizar de audiências em outras cidades do estado com as datas previstas para Londrina (11/2), Cornélio Procópio (12/2), Guarapuava (18/2), Francisco Beltrão (19/2), Maringá (25/2), Apucarana (26/2), Curitiba (4/3) e Ponta Grossa (5/3). Os locais e horários ainda serão confirmados.

O que Queremos?

menor preço

pr-445 livre 
de pedágio

construção imediata do contorno norte
de londrina

Deputado Turini faz nove propostas de obras e ações
na concessão de rodovias

O deputado estadual Tercilio Turini protocolou nove propostas de obras e ações prioritárias na Região Metropolitana de Londrina para inclusão no novo modelo de concessão de rodovias do Ministério de Infraestrutura. Hoje (dia 22) é o último dia da consulta pública, disponibilizada no site da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT).

As principais reivindicações do deputado, que podem impactar na economia regional e no dia a dia da população regional, são: retirada das praças de pedágio da PR 445 (Londrina) e da BR 376 (Califórnia), início imediato da construção do Contorno Norte, inclusão do Contorno Leste na concessão, mudança de local da praça de Jataizinho (BR 369) e implantação de ciclovias no trajeto de Ibiporã a Apucarana.

Ministério admite retirar pedágio da PR 445 da área de Londrina

Dirigentes do Ministério da Infraestrutura já admitem retirar do município de Londrina a praça de pedágio prevista para a PR 445, instalando-a mais próxima a Mauá da Serra. A informação foi divulgada hoje de manhã pelo diretor de Transportes Rodoviários da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, Guilherme Bianco, em reunião online com representantes do empresariado paranaense (G7) e outras lideranças.

 

O deputado estadual Tercilio Turini participou da videoconferência e considerou um avanço a nova posição do Ministério. “É uma vitória inicial, resultado da mobilização da comunidade londrinense”, afirma, citando a audiência pública da Frente Parlamentar sobre o Pedágio realizada em Londrina e a manifestação contra a praça de pedágio que reuniu centenas de pessoas na PR 445.

“o povo do paraná já
pagou pelo contorno norte de londrina”

carta de londrina

Inclusão do Contorno Leste de Londrina nas futuras concessões, criando uma ligação rodoviária para retirar da área urbana o tráfego de veículos de quem trafega pela PR 445 e quer chegar à BR 369, a caminho do Norte Pioneiro e divisa com estado de São Paulo.

Inclusão de ciclovias como obras obrigatórias nas futuras concessões, criando espaço seguro para o tráfego de ciclistas que se deslocam a trabalho e/ou lazer. Construção de pistas exclusivas para bicicletas nos seguintes trechos: Ibiporã-Londrina, Londrina-Cambé, Cambé-Rolândia, Rolândia-Arapongas e Arapongas-Apucarana

Exclusão do degrau tarifário que estabelece 40% de aumento das tarifas de pedágio após a duplicação de rodovias

Implantação imediata do Pedagiômetro nas praças de pedágio, como instrumento de transparência para mostrar ao cidadão, em tempo real, quantos veículos passam pelas cancelas e quanto as concessionárias arrecadam com o pagamento das tarifas.

Definição de regras claras e objetivas para atender moradores de municípios onde estão instaladas praças de pedágio, prejudicados com o pagamento de tarifas quando precisam se deslocar. Exemplos: Arapongas recebe muitas pessoas de cidades vizinhas, como Rolândia, para trabalhar, estudar, tratar da saúde e outras atividades cotidianas. E pagam duas ou mais tarifas diariamente. O mesmo acontece na praça de Jataizinho, com produtores rurais e trabalhadores de cidades como Assaí e Ibiporã.

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