Lideranças de Londrina vão apresentar segunda-feira (dia 5) à tarde ao governador Ratinho Junior a proposta de construção do Contorno Leste, um ramal rodoviário para ligar a PR 445 até a BR 369. Dirigentes de entidades do setor produtivo, o deputado estadual Tercilio Turini e outros parlamentares da cidade, o prefeito Marcelo Belinati, vereadores e mais representantes da comunidade serão recebidos no Palácio Iguaçu, em Curitiba, para conversar sobre alternativas na elaboração dos projetos e investimentos na obra.
Técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul) estão elaborando um possível traçado para facilitar o entendimento sobre a necessidade do Contorno Leste. O empreendimento cria perspectivas promissoras para a Região Metropolitana de Londrina: vai desafogar o sistema viário urbano, reduzir acidentes e vítimas no trânsito da cidade, agilizar o deslocamento regional, abrir nova frente de desenvolvimento com atração de empresas, geração de empregos e renda, melhorar o acesso ao Aeroporto e ampliar a competitividade nos negócios.
O deputado Tercilio Turini, o vice-presidente do Sinduscon Norte do Paraná Gerson Guariente, o presidente do IPPUL Tadeu Felismino e equipe, a vereadora Lu Oliveira, o superintendente regional do DER Marco Aurélio Sguario, a chefe regional da Casa Civil Sandra Moya e outros técnicos da prefeitura conversaram ontem sobre os estudos já existentes no Ippul sobre o Contorno Leste. Também analisaram os caminhos mais viáveis para o eixo rodoviário, saindo das proximidades da unidade da Cocamar na PR 445 e chegando ao Contorno de Ibiporã na BR 369.