Menu fechado

Cândido de Abreu: lei do deputado estadual Tercilio Turini vai oficializar título de Paraíso das Serras do Paraná

O município de Cândido de Abreu, na região central do Paraná, em breve receberá oficialmente o título de “Paraíso das Serras do Paraná” com a lei estadual do deputado estadual Tercilio Turini já em tramitação na Assembleia Legisiativa. “É um privilégio para Cândido de Abreu ter tantos atrativos naturais. São paisagens e cenários deslumbrantes formados por montanhas, morros e toda uma topografia que fazem a cidade ser identificada como Paraíso das Serras. Uma denominação já reconhecida pela população regional, mas ainda não institucionalizada por lei”, argumenta o deputado.

Além da homenagem, o projeto de lei vai incluir Cândido de Abreu no Roteiro Oficial do Turismo do Estado do Paraná para fortalecer o município como destino de visitantes e apresentar suas potencialidades nas ações oficiais de divulgação das rotas turísticas paranaenses.

“São muitas possibilidades de passeios, diversão e práticas esportivas. Extensas áreas verdes, rios, ribeirões, cachoeiras, montanhas, trilhas e tantas outras belezas. É um lugar frequentado por quem gosta do turismo de contemplação e do envolvimento com a natureza. As fontes de água sulfurosa são mais um atrativo, com muita gente indo até o município para usar a água em cuidados terapêuticos”, destaca o projeto.

O deputado Tercilio Turini cita ainda que no Morro do Cristo, com o imponente mirante, os visitantes encontram um local de muita tranquilidade e paz, ideal para orações e meditação. É um ponto turístico conhecido pela comunidade católica, fazendo de Cândido de Abreu também um destino de peregrinação. “A paisagem observada desde o mirante é espetacular, permitindo admirar um bonito visual de toda a região”, comenta.

O projeto informa também que pelas condições favoráveis da topografia, Cândido de Abreu tem no Morro do Paraíso uma rampa para apaixonados pelo vôo livre, parapente e asa delta. Há ainda as opções de esportes aquáticos nos rios, rapel nas cachoeiras e caminhadas pelas trilhas às margens do Rio Ivaí. Para se ter uma ideia, dos quase 600 quilômetros por onde passa o Ivaí, cerca de 200 km banham o território de Cândido de Abreu.

O deputado lembra que registros históricos catalogam Cândido de Abreu como berço do cooperativismo no Brasil, descrevendo que em 1847 instalou-se no território uma vila agrícola de um grupo de franceses com ideias humanistas e experiências cooperativistas. Pelo apoio da então Imperatriz do Brasil, Dona Teresa Cristina, a localidade leva o nome da esposa de Dom Pedro II. Por sinal, o evento Caminhada da Natureza tem no trajeto justamente o Distrito Teresa Cristina.

Um dos municípios com maior extensão territorial do Paraná, cerca de 1,5 mil quilômetros quadrados, Cândido de Abreu está a uma altitude de 540 metros.

“A denominação Paraíso das Serras, além de identificar carinhosamente a cidade, é o nome de diversos estabelecimentos comerciais. Já está presente no dia a dia da população, no imaginário dos moradores que se orgulham de suas belezas e de seu potencial turístico”, argumenta o deputado Tercilio Turini.

“Nada mais justo em oficializar por lei estadual o título de Paraíso das Serras do Paraná ao município de Cândido de Abreu”, reforça o deputado estadual Tercilio Turini. Ele salienta que a proposição é resultado de parceria com o prefeito Renan Menck Romanichen, o vice-prefeito Newton Rodrigo Kudreck de Souza, o vereador Gilmar Boreschi, o líder comunitário Nei Mazurok e toda a comunidade.

Please follow and like us:
error