Mais um passo para a duplicação da PR 445: em breve deve ser definida a empresa que fará a obra no trecho entre Mauá da Serra e Lerroville. Doze concorrentes apresentaram propostas na licitação do Governo do Estado, com valores entre R$ 148 milhões e R$ 198,9 milhões. Técnicos do DER vão avaliar e anunciar as melhores classificadas.
“É uma batalha de muitos anos para conseguir a duplicação da PR 445. Estou nessa luta desde quando era vereador em Londrina e já na década de 1990 cobrávamos a obra para fortalecer o desenvolvimento regional e garantir segurança na ligação rodoviária com Curitiba, Litoral e Porto de Paranaguá”, destaca o deputado estadual Tercilio Turini.
O trabalho ganhou ainda mais repercussão quando ele assumiu o mandato na Assembleia Legislativa do Paraná, no início de 2013. “Sempre foi a obra prioritária na minha atuação parlamentar e na defesa do Norte do Paraná. Durante muitos anos fui o único na Assembleia a defender a duplicação, cobrando governos e destacando a relevância da PR 445 como estratégica na integração do Paraná”, afirma Tercilio Turini.
“Fico feliz que agora mais gente tenha entrado no movimento e agradeço ao governador Ratinho Junior pela determinação de atender a nossa região com a duplicação completa da rodovia. Quando ele era deputado, em diversas oportunidades conversamos sobre a realização da obra”, acrescenta Turini.
O deputado de Londrina cita também o trabalho do secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e toda mobilização da comunidade londrinense.Após a assinatura do contrato com a empresa vencedora, o prazo para concluir a obra será de 18 meses.
Neste lote está prevista a duplicação de 27,07 quilômetros entre Mauá e Lerroville, construção de viaduto no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, rótula em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, 11 retornos em nível e a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas.
Pelo projeto do DER, a nova pista terá duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada e acostamento de 2,50 metros. Um canteiro central de 7 ou 9 metros de largura vai separar as pistas na maior parte do trecho. “Vou continuar acompanhando o andamento da licitação e depois a execução da obra, seguindo firme e bem atento para o governo licitar o mais rápido possível a duplicação do trecho entre Irerê e Lerroville. Londrina precisa e merece a PR 445 totalmente duplicada até Mauá da Serra”, declara o deputado estadual Tercilio Turini.