Menu fechado

Norte Pioneiro: deputado Tercilio Turini participa de homenagem e elogia as mulheres do café

A Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro (Amucafé) recebeu Menção Honrosa da Assembleia Legislativa pelo reconhecimento ao trabalho das cafeicultoras, que fortalecem o Paraná com a produção de cafés especiais premiados nacionalmente e que a cada ano conquistam mais espaço no mercado internacional. A entidade reúne atualmente cerca de 250 produtoras em 11 municípios. O café produzido com muita técnica e carinho pelas mulheres já é exportado para Chile, Japão, Austrália, Estados Unidos e países da Europa.

“A Amucafé realiza um trabalho muito bonito e importante, com resultados bem positivos. Mostra a capacidade e a competência das mulheres, que cultivam suas lavouras com muita técnica e destreza para colher café de qualidade superior. Além do suporte comercial, a associação tem a função social de agregar as produtoras e apoiá-las no dia a dia das tarefas do campo e nas questões familiares”, diz o deputado estadual Tercilio Turini, parabenizando todas as cafeicultoras envolvidas na entidade e também as demais mulheres que atuam na agropecuária.

A presidente da Amucafé, Claudionora Inocência de Souza, recebeu a homenagem no plenário da Assembleia, representando todas as associadas. “Tenho uma grande atuação no Norte Pioneiro, sempre em defesa das reivindicações dos municípios. Conheço a importante missão da associação e das produtoras de café. Estou à disposição para ampliar o alcance e os resultados desse belo projeto”, afirmou o Tercilio Turini, enaltecendo a proposição da deputada Cristina Silvestri e de toda Assembleia Legislativa para homenagear essas mulheres batalhadoras e vitoriosas.

A Amucafé foi criada em 2013 e atua nos municípios de Curiúva, Figueira, Ibaiti, Japira, Jaboti, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Salto do Itararé, Joaquim Távora e Carlópolis. Também participaram da homenagem na Assembleia a tesoureira Elielce Monteiro Machado, a secretária Thaís Cristina machado Vidal, a coordenadora do Projeto Mulheres do Café do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Cíntia Mara Lopes de Souza, e o técnico Uherlys Clayton Bruneli Marques.

Please follow and like us:
error