Menu fechado

Londrina e região vão construir Centro Especializado de Reabilitação. Uma grande conquista, diz o deputado Turini

Londrina e região terão um Centro Especializado de Reabilitação para atendimento a pacientes dos 21 municípios do Consórcio de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar). O equipamento previsto no Plano dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Viver Sem Limites será construído em terreno de 15 mil metros quadrados doados pela prefeitura, ao lado da UPA do Jardim Sabará, na região Oeste de Londrina.

Emendas parlamentares de deputados federais e senadores paranaenses viabilizaram o investimento de mais de R$ 5,2 milhões. Um dos autores é o deputado federal Rubens Bueno, que em parceria com o deputado estadual Tercilio Turini contribuiu na liberação dos recursos. Bueno e Turini participaram hoje do lançamento da obra, juntamente com prefeitos da região como Marcelo Belinati (Londrina) e Marco Antonio Voltarelli (Alvorada do Sul – presidente do Cismepar), secretário de Saúde do Estado Beto Preto e outras autoridades.

“O Centro vai prestar um serviço de grande relevância, com equipe especializada e capacitada para os cuidados às pessoas com deficiência. É um atendimento que exige atenção especial e preparo, estrutura adequada e equipamentos específicos. Agradeço ao amigo Rubens Bueno por indicar uma das emendas, destaco a união dos parlamentares e parabenizo prefeitos e secretários de saúde. Como médico fico muito feliz em participar dessa conquista para a saúde pública”, afirma o deputado estadual Tercilio Turini.

O Centro Especializado de Reabilitação do Cismepar atenderá pessoas com deficiência intelectual, auditiva e física, temporária ou permanente, contribuindo para recuperar e melhorar a qualidade de vida de cerca de 40 mil portadores de deficiência na região do Médio Paranapanema. O trabalho será integrado com entidades e instituições, como a Apae. A capacidade será de 550 atendimentos mensais.

A sede terá quase 1.700 metros quadrados de construção. A equipe multiprofissional oferecerá serviços de fisioterapia, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, medicina, enfermagem, serviço social, educação física, pedagogia, música, terapia ocupacional e outras áreas. “Será um grande avanço na saúde pública, com atendimento especializado na reabilitação”, reafirma o deputado estadual Tercilio Turini.

Please follow and like us:
error