Moradores dos distritos de Bartira, São Martinho e outras localidades rurais de Rolândia, no Norte do Paraná, pedem a instalação de redutores de velocidade, alargamento e adequações no acostamento e reforço na sinalização nas proximidades do KM 10 da PR 170. É um local bem m, ovimentado, com fluxo intenso de veículos e risco constante de acidentes.
O KM 10 é um ponto de referência na rodovia em diversos aspectos: acesso ao distrito de Bartira e grande número de propriedades rurais, entrada de São Martinho, presença de dois restaurantes rurais, lugar de encontro de ciclistas para trilhas e de muitas pessoas que buscam a região para passeio e lazer. Muitos veículos passam por ali todos os dias, alguns em velocidade excessiva, oferecendo perigo para quem precisa cruzar as pistas.
A Associação de Moradores do Bairro São João Batista alerta sobre a necessidade urgente de instalação de redutores de velocidade, antes e depois do KM 10. A direção da entidade destaca que São Martinho é conhecido como a Capital Paranaense dos Embutidos, pela qualidade e variedade da fabricação de produtos à base de carne suína, que atraem visitantes e consumidores todos os dias. A região de Bartira tem uma história ligada à cafeicultura, além de ter topografia e paisagens que favorecem o cicloturismo. Há ainda a Fazenda Bimini, propriedade modelo em ações ambientais e preservação da memória, que recebe com frequência grupos de estudantes, profissionais e demais interessados.
A direção da associação cita ainda a movimentação de máquinas agrícolas, caminhões, caminhonetes e veículos menores, que tem o KM 10 como acesso aos sítios, chácaras e fazendas, bem como às mais de 10 comunidades rurais que reúnem milhares de moradores. A preocupação torna-se ainda maior com a proposta de aproveitamento da sede da antiga escola infantil para criação de um centro cultural e ponto de apoio aos ciclistas, frequentadores dos restaurantes e do comércio local. O projeto já está em andamento e certamente será mais um atrativo para visitantes.
Dessa forma, atendendo solicitação da comunidade e autoridades de Rolândia, reforço à direção do DER o pedido de ação emergencial no KM 10 da PR 170, com as seguintes adequações:
– instalação de redutores de velocidade;
– alargamento do acostamento da rodovia para permitir paradas e conversões mais seguras;
– ampliação da sinalização com placas e pinturas de faixas.
Saliento que são medidas urgentes para evitar acidentes e garantir segurança aos moradores locais, visitantes e demais pessoas que circulam naquela região.