Menu fechado

Deputado Turini e outras lideranças não aceitam fechamento da estrada Terra Roxa, entre Mandaguari e Marialva

Lideranças do Norte do Paraná como o deputado estadual Tercilio Turini, a prefeita de Mandaguari, Ivoneia Furtado, o prefeito de Marialva, Victor Martini, outros parlamentares e representantes da comunidade exigem que a estrada Terra Roxa permaneça com livre tráfego para produtores rurais, donos de granjas e moradores de chácaras. A concessionária Viapar descumpriu um acordo de 2017, que assegura o deslocamento entre os dois municípios sem a necessidade de pagar pedágio na praça da PR 444.

“É mais um absurdo da concessionária, que recorreu à Justiça para fechar a estrada Terra Roxa e cobrar pedágio de pequenos agricultores, granjeiros, comerciantes e moradores da zona rural de Mandaguari e Marialva”, afirmou o deputado Turini.

A Viapar conseguiu recentemente liminar judicial para bloquear o caminho e a estrada só não está fechada porque a comunidade acampou no local para impedir a interdição.

“A concessionária está descumprindo o acordo, firmado para evitar maiores prejuízos ao setor produtivo local e também para quem precisa ir de um município ao outro com frequência”, disse o deputado.

No acordo de 2017, ficou definido que moradores de Mandaguari e Marialva, que tenham seus veículos cadastradas, têm direito a 80% de desconto na tarifa da praça da PR 444, que hoje custa R$ 11,90.

Em reunião na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, em Curitiba, o grupo de lideranças pediu o apoio do secretário Sandro Alex para evitar o bloqueio da estrada rural. Em videoconferência, ele cobrou dirigentes da Viapar. O deputado Turini ressaltou que a estrada Terra Roxa existe há muitos anos e é utilizada por produtores rurais e moradores no deslocamento diário. “A concessionária não pode praticar um absurdo desse, querendo interditar o caminho e desconsiderando o acordo”, afirmou Turini.

Não houve solução para o impasse na reunião de ontem pela manhã e novas conversas estão programadas para hoje e os próximos dias. Também participaram do encontro os deputados estaduais Douglas Fabrício, Evandro Araújo e Soldado Adriano José, presencialmente, além de Tiago Amaral e Delegado Jacovós, remotamente.

Please follow and like us:
error