O presidente do Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-Brasileira (IMECAB), Vagner Nogueira, agradeceu ao deputado estadual Tercilio Turini e à Assembleia Legislatura do Paraná pelo apoio ao movimento negro do Londrina. Ele destacou o empenho para assegurar o incentivo cultural do Governo do Estado e da Copel na criação de um site para a entidade e a publicação de uma revista/catálogo da 35ª edição da Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina.
A pandemia inviabilizou o evento presencial em novembro do ano passado e o IMECAB levou o salão de artes para o ambiente virtual. No site, estão expostas obras com 12 artistas e o histórico da tradicional Mostra Afro Brasileira, realizada pela primeira vez em 1986.
“Devemos criar a cultura, em parceria com a Câmara de Vereadores de Londrina e a Assembleia Legislativa do Paraná, de homenagear o negro, fomentar o processo e ações de igualdade racial, independente se for nas artes, ações sociais ou demais trabalhos”, cita a publicação do IMECAB.
Por indicação do deputado Tercilio Turini, a Assembleia aprovou Voto de Congratulação e Menção Honrosa a diversas lideranças da comunidade negra. As honrarias deveriam ter sido entregues na abertura da Mostra.“A intenção é fazer as homenagens em maio, se a situação da pandemia melhorar. Já combinei com o deputado Turini”, diz Vagner Nogueira.
O IMECAB aglutina a luta do movimento negro, a promoção da igualdade, a difusão da cultura afro-brasileira em Londrina e no Município e em todo Paraná. Nesse contexto, a Mostra Palmares abre espaços para artistas negros, principalmente aqueles oriundos da periferia, apresentem sua arte como resistência cultural. O endereço do site é www.imecab.com.br
Legenda:
Deputado Tercilio Turini e Vagner Nogueira: incentivo cultural à Mostra Palmares e homenagem da Alep a lideranças da comunidade negra