Menu fechado

Posição firme de deputados garante tarifa de energia reduzida aos produtores rurais, diz Turini

A posição firme e a ação prática dos deputados estaduais foram determinantes para garantir a manutenção da Tarifa Rural Noturna aos produtores paranaenses beneficiados com desconto na conta de energia elétrica. Diante da possibilidade de extinção do programa social, os parlamentares decidiram que a Assembleia Legislativa do Paraná vai contribuir com R$ 20 milhões por ano, em 2021 e 2022, assegurando a continuidade do subsídio para agricultores e pecuaristas em todo o estado.

“A agropecuária tem importante participação na economia paranaense e os produtores merecem todo suporte necessário. O trabalho no campo é árduo, especialmente para pequenos e médios que vivem nas propriedades e precisam de apoio para manter suas atividades, algumas com grandes riscos de perdas por condições climáticas, doenças e outros fatores. Por exemplo: em granjas de frangos, ordenhadeiras de leite e irrigação de hortifrutis a energia elétrica é imprescindível. Assim, o benefício da Tarifa Rural Noturna ajuda a diminuir o custo de produção”, ressalta o deputado estadual Tercilio Turini.

Além dos recursos da Assembleia, o Governo do Estado bancará os outros R$ 20 milhões anuais necessários para garantir o benefício aos produtores paranaenses. Com a decisão, agricultores e pecuaristas que consomem até seis mil quilowatts/hora em suas propriedades serão subsidiados. O programa atende 11,7 mil agropecuaristas com um desconto de 60% na conta da energia elétrica utilizada entre 21h30 e 6 horas.

“O programa é de extrema importância para a produção do Paraná. Entidades do setor alertam que o fim do subsídio pode causar grandes transtornos para a agropecuária, inviabilizando atividades, retirando renda do homem do campo e provocando desemprego de trabalhadores rurais”, diz o deputado Turini. Estimativas apontam que a Tarifa Noturna Rural chega a milhares propriedades.

“A articulação dos deputados garante o subsídio pelos próximos dois anos e até lá será fundamental buscar uma solução definitiva”, enfatiza o deputado estadual Tercilio Turini.

Please follow and like us:
error