A Secretaria de Saúde do Estado pretende auditar os dados sobre Covid-19 em Londrina, para verificar motivos de divergências entre suas estatísticas e as da prefeitura, e só então avaliar se é possível excluir o município das medidas restritivas determinadas pelo decreto estadual. Foi o entendimento da reunião por videoconferência do governador Ratinho Junior com os deputados estaduais Tercilio Turini, Cobra Repórter e Tiago Amaral, além do chefe da Casa Civil Guto Silva.
Os deputados também pediram ao governador para a Secretaria de Saúde alertar municípios que estiverem com números crescentes de casos, internações e mortes por coronavírus, para que adotem ações de controle e evitem medidas mais duras. “A intenção é não pegar as cidades de surpresa e causar polêmica. Quando for constatado um quadro mais crítico, a Secretaria de Saúde informa o prefeito com antecedência e exige atenção redobrada. Se não surtir efeito, o governo terá de agir para evitar o avanço da pandemia, de contágios e de mais vítimas”, relata Tercilio Turini.
O deputado diz que as restrições na Regional de Saúde de Londrina serão mantidas até a conclusão da auditagem, que deve ser feita nos próximos dias. “O governador ressaltou que há embasamento técnico, verificando-se aumento de casos, mortes e risco de estrangulamento do setor de saúde. Disse que reconhece as dificuldades, mas tem responsabilidade sobre o trabalho de controle da pandemia no Paraná”, informa Tercilio Turini.