Alguns anos atrás, o DER determinou a proibição da construção de edificações nas chamadas faixas de domínio das rodovias estaduais, e e também, a demolição de prédios já erguidos. Isso afetou a vida de moradores e comerciantes do distrito de São Martinho que possuem imóveis nos pontos proibidos, pois havia-se o receio serem obrigados a mudarem de local.
O deputado federal e Secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex iniciou o processo de municipalização da PR-170, agilizando o encaminhamento do projeto, para chegasse a Assembleia Legislativa ainda neste ano.
Foi aprovado com articulação do deputado Tercilio Turini na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei 947/2019 que autoriza o poder executivo a municipalizar a PR-170 no trecho do distrito de São Martinho, que liga ao município de Rolândia. “É uma conquista que dá tranquilidade para os moradores do distrito, pois a maioria dos lotes pertencia ao DER”, afirmou o deputado.
Tercilio ainda comenta o papel fundamental que o deputado federal e Secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex teve no processo: “O Secretario se sensibilizou com a situação dos com os moradores do distrito e fez o possível para encaminhar o projeto ainda esse ano para a Alep”, comenta o deputado.
O projeto segue para a sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior.