A intenção de extinguir municípios apresentada ao Congresso Nacional no pacote de medidas do Governo Federal cria uma polêmica desnecessária no País. Ao invés de contribuir na busca de alternativas para fortalecer e melhorar os pequenos e médios municípios, a proposta levanta muitas dúvidas e aumenta os problemas, criando um clima de insegurança entre a população e administradores.
O que os municípios precisam é de atenção especial para atender os habitantes com serviços de saúde, educação e em outras áreas sociais. A divisão dos recursos tributários tem de ser revista com urgência, para ampliar a fatia dos municípios – que é o local onde as pessoas vivem. É na prefeitura que o cidadão vai quando necessita do poder público, a prefeitura é o primeiro local procurado por todos.
Um tema tão complexo como a situação econômica dos municípios não pode ser tratada de forma simplista, remetendo a números e igualando a realidade. Cada município tem seu histórico e suas tradições, vivencia contextos sociais e políticos diversos, enfrenta diferentes problemas no dia a dia. Por isso, é inaceitável que se pretenda desconstruir a história numa canetada.
Defendo os municípios, até por coerência na minha trajetória política. Fui vereador por quatro mandatos em Londrina e conheço bem como é a realidade local, do atendimento direto ao cidadão, das discussões sobre o cotidiano dos municípios, a vida na cidade e na zona rural, as dificuldades nos bairros, o trabalho permanente para manter em funcionamento a estrutura de prestação de serviços à comunidade.
Em minha atuação como deputado estadual, convivo com prefeitos, vereadores e outras lideranças comunitárias. Vejo a dedicação e o esforço para conquistar recursos, obras e serviços para suas cidades. A Assembleia Legislativa do Paraná vai organizar uma grande audiência pública para reafirmar a posição em defesa dos municípios e deixar claro que é contra a proposta de extinção. O objetivo é mobilizar deputados federais e senadores paranaenses para que não aprovem essa ideia desastrosa.
É importante a participação! Conte comigo!