Produtores rurais pretendem iniciar um movimento pela instalação de um Colégio Agrícola em Londrina, para formação técnica de filhos de agricultores, de trabalhadores do campo e de outros jovens interessados na área. O deputado estadual Tercilio Turini reuniu-se hoje (dia 25) de manhã com dirigentes do Sindicato Rural Patronal, o vice-prefeito João Mendonça e o vereador Vilson Bitencourt.
O presidente do sindicato, Edson Dornellas, e um grupo de produtores destacaram que o colégio pode trazer muitos benefícios para o segmento, preparando profissionais capacitados para atender agricultores e ampliar o potencial produtivo da região. A ideia é ter um curso para formar técnicos agrícolas, com ensino em tempo integral, muita prática e os alunos permanecendo em sistema de internato, como já funcionam outras escolas no Paraná.
Uma das sugestões apresentadas na reunião é aproveitar a estrutura do Iapar, como principal parceiro do Colégio Agrícola. O deputado Tercilio convidou diretores do instituto para conversar sobre o tema e um novo encontro está marcado para a próxima quinta-feira de manhã. “Vamos verificar a viabilidade de utilizar laboratórios, salas de aula e a fazenda do Iapar”, afirma Tercilio.
O vice-prefeito João Mendonça disse que outra alternativa é aproveitar uma área de 15 alqueires do Município, no distrito de São Luiz, e construir o colégio. Lideranças políticas e produtores rurais vão procurar o governo do Estado para discutir a proposta. Cooperativas e empresas do agronegócio também serão envolvidas no movimento para contribuírem com a construção da escola agrícola.