Menu fechado

Produtores rurais querem Colégio Agrícola em Londrina

Produtores rurais pretendem iniciar um movimento pela instalação de um Colégio Agrícola em Londrina, para formação técnica de filhos de agricultores, de trabalhadores do campo e de outros jovens interessados na área. O deputado estadual Tercilio Turini reuniu-se hoje (dia 25) de manhã com dirigentes do Sindicato Rural Patronal, o vice-prefeito João Mendonça e o vereador Vilson Bitencourt.

O presidente do sindicato, Edson Dornellas, e um grupo de produtores destacaram que o colégio pode trazer muitos benefícios para o segmento, preparando profissionais capacitados para atender agricultores e ampliar o potencial produtivo da região. A ideia é ter um curso para formar técnicos agrícolas, com ensino em tempo integral, muita prática e os alunos permanecendo em sistema de internato, como já funcionam outras escolas no Paraná.

Uma das sugestões apresentadas na reunião é aproveitar a estrutura do Iapar, como principal parceiro do Colégio Agrícola. O deputado Tercilio convidou diretores do instituto para conversar sobre o tema e um novo encontro está marcado para a próxima quinta-feira de manhã. “Vamos verificar a viabilidade de utilizar laboratórios, salas de aula e a fazenda do Iapar”, afirma Tercilio.

O vice-prefeito João Mendonça disse que outra alternativa é aproveitar uma área de 15 alqueires do Município, no distrito de São Luiz, e construir o colégio. Lideranças políticas e produtores rurais vão procurar o governo do Estado para discutir a proposta. Cooperativas e empresas do agronegócio também serão envolvidas no movimento para contribuírem com a construção da escola agrícola.

Please follow and like us:
error