O início da construção do viaduto da PUC é mais um avanço para Londrina, especialmente para a região Oeste da cidade, que vai ganhar novo impulso de desenvolvimento quando a obra estiver pronta. A segurança e a facilidade para cruzar Avenida Tiradentes/BR 369 ajudarão bastante na mobilidade, além de abrir caminho para a criação de novas áreas de empreendimentos industriais, comerciais e residenciais. “É uma conquista para os londrinenses, resultado de uma batalha que exigiu muito trabalho, convencimento e mobilização”, destaca o deputado estadual Tercilio Turini, que participou da assinatura da ordem de serviço para início da obra, juntamente com o governador Ratinho Junior, prefeito Marcelo Belinati e outras lideranças.
Tercilio Turini lembra que em 2002, quando era presidente da Câmara de Londrina, participou do movimento pela doação do terreno para instalação do Campus da PUC na cidade, numa parceria com o saudoso arcebispo Dom Albano Cavalin. “Já naquela época, quando houve a união da comunidade para receber uma unidade da Universidade Católica, o pessoal pedia a construção do viaduto para ligar os dois lados da Região Oeste e também para resolver o problema desse ponto crítico no trânsito. Foram mais de 20 anos e agora a obra começa. É um importante reforço na infraestrutura viária, com benefícios também para quem chega e sai de Londrina pela Avenida Tiradentes”, comenta o deputado.
Com investimento de cerca de R$ 30 milhões, o viaduto da PUC vai garantir a ligação entre a Avenida Jockey Club, a Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Geraldo Rodrigues e a Rua das Indústrias, sem interferir no tráfego de veículos da Avenida Tiradentes/BR 369. A obra prevê a elevação da BR-369 e execução de passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias. O prazo de execução é de aproximadamente um ano. “Fico feliz de participar desse momento tão relevante para Londrina, ao lado do governador Ratinho Junior, que tomou a decisão de construir o viaduto e agora autoriza o início da obra. Estive várias vezes na prefeitura conversando com secretários e engenheiros para atualizarmos o projeto. Depois batalhei lá em Curitiba, em reuniões com secretários, DER e também com o governador, para a liberação dos recursos. Tenho orgulho de ter contribuído para esse momento”, afirma o deputado Turini.
É importante ressaltar o envolvimento dos demais deputados de Londrina e das lideranças que também defenderam o viaduto da PUC como prioridade para Londrina e região. “Quando a comunidade se une e aponta obras estratégicas, fica mais forte o movimento e aumentam as chances de convencer os governos estadual e federal para liberação dos recursos. É assim que a cidade cresce e prospera, com ações coerentes, projetos viáveis e mobilização permanente em busca de infraestrutura urbana que fortaleça Londrina e assegure novas perspectivas para as pessoas”, enfatiza o deputado Tercilio Turini.
Projeto do Viaduto da PUC – A obra prevê a elevação da BR 369 e execução de passagem inferior com 02 pistas duplas ligadas a rotatórias
Cidade precisa se mobilizar pela duplicação da Avenida Jockey Club e o Contorno Leste
O deputado estadual Tercilio Turini sugeriu recentemente ao prefeito Marcelo Belinati para a prefeitura fazer o projeto de duplicação da Jockey Club, na ligação da Avenida Tiradentes/BR 369 até a PR 445. “É uma obra fundamental para criar um novo eixo de desenvolvimento da Região Oeste. Vai contribuir para a integração de bairros como Leonor, Santa Rita, Santiago até o Novo Bandeirantes, em Cambé. Será uma alavanca para o progresso: uma ampla avenida passando em frente à PUC e atraindo novos empreendimentos”, afirma o deputado. “Com o viaduto da PUC garantido, vou trabalhar agora para viabilizar o projeto e ir atrás dos recursos”, diz Turini.
Contorno Leste
O deputado comenta que Londrina precisa planejar e executar novas obras que ampliem a infraestrutura urbana, proporcionem oportunidades de investimentos, criem empregos e renda para as famílias, garantam segurança e melhorem a qualidade de vida dos londrinenses. “Outra meta na minha atuação política é convencer os governos estadual e federal sobre a necessidade de construir o Contorno Leste, uma obra de grande impacto para o futuro de Londrina e região. A proposta é abrir um ramal rodoviário para levar o tráfego da PR 445, na Região Sul, até a BR 369, em Ibiporã. Um eixo ligando desde a unidade da Cocamar (antigo posto Serrinha) até as proximidades da Ceasa, tirando da Via Expressa e da área urbana todo o fluxo de caminhões e demais veículos”, reforça Tercilio Turini.
Ricardo da Guia Rosa/Asimp