O deputado estadual Tercilio Turini reuniu-se com o reitor da Universidade Estadual de Londrina, Sérgio Carlos de Carvalho, o vice Décio Sabbatini Barbosa, o diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Silvano Cesar da Costa, e diversos professores para conhecer projetos de obras de ampliação e melhoria da estrutura física da UEL. São quatro propostas para construção de novos prédios de salas de aula, laboratórios, anfiteatro, espaço para Museu de Geologia e reforma da atual sede da Biblioteca Central, que irá para novas instalações.
Os projetos vão assegurar condições mais adequadas no CCE para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os dirigentes e docentes pediram apoio ao deputado na busca de recursos para execução das obras. Tercilio Turini se colocou à disposição. “Vou batalhar junto ao Governo do Estado e também com emendas. Mas é fundamental ter o reforço do governo federal, por meio de emendas parlamentares de deputados federais”, comentou. Ele sugeriu mobilizar lideranças políticas para viabilizar o investimento.
O planejamento da reitoria e da direção do CCE inclui: novo prédio para Bioquímica, abrigando o curso de Biotecnologia; reforma do atual edifício da Biblioteca para receber setores administrativos, de representação estudantil e construção de anfiteatro; nova sede para Museu de Geologia vinculado ao departamento de Geociências; e reforma completa das instalações do departamento de Química. Os projetos já estão aprovados pelos conselhos diretivos da UEL e agora deve ser calculada a projeção de investimento para as obras.
“Podem contar com meu trabalho. A UEL é fundamental para o desenvolvimento científico, econômico e social de Londrina e Norte do Paraná”, ressaltou Tercilio, destacando o carinho que tem pela universidade. “Me formei na UEL, fui professor de Medicina e diretor do Hospital Universitário. Minha vida está totalmente ligada à universidade, sempre defendo a UEL e sempre vou atuar pelo fortalecimento da instituição”, afirmou.
Também estavam na reunião o vice-diretor do CCE, Alan Salvany Felinto, as professoras Josiane Vignoli e Maria Inês Rezende, e os professores Mario Killner, Marciel Lohmann, Roberto de Matos, Carlos Alberto Hirata e João Carlos Alves, todos ligados a cursos do Centro de Ciências Exatas.