Três jovens estudantes do Colégio Estadual Machado de Assis, de Londrina, são exemplos de como a educação pública constroi a cidadania, valoriza as pessoas e fortalece a perspectiva de uma sociedade de mais respeito a todos. As alunas Rafaela Cristina da Silva Veiga Caldi (2o ano do ensino médio) e Ana Luiza Possetti Godoi (3o ano do ensino médio) são autoras de duas propostas de projetos de lei – um para prevenir e combater o assédio sexual no ambiente escolar e outro para incluir o estudo da Constituição Federal e da Constituição Estadual no currículo do ensino médio do Paraná.
As duas participaram do programa Geração Atitude da Assembleia Legislativa do Paraná, na edição do ano passado. Com a colaboração e o incentivo de colegas e professores do Colégio Machado de Assis, estudaram os temas e elaboraram as propostas que foram formatadas em projetos de lei. Um terceiro trabalho, do aluno Paulo Montanucci, que também esteve na Assembleia, propõe a criação de um programa de Incentivo ao Esporte em Escolas Públicas.
“O envolvimento dos jovens é fundamental, precisamos de ideias e de pessoas que participem da vida comunitária, das ações políticas e da construção de um mundo melhor. Parabéns aos alunos e professores do Colégio Machado de Assis” – afirma o médico e professor Tercilio Turini, deputado estadual que representa Londrina e iniciou a participação na política como líder do movimento estudantil secundarista no Colégio Estadual Vicente Rijo. Acesse @cemaintegral