Menu fechado

Tercilio Turini sugere à Secretaria de Saúde abrir novo local para atendimento de crianças

Londrina vive uma crise no atendimento de pediatria na rede pública com demora no agendamento e realização de consultas. A situação coloca a saúde das crianças em risco. Diante disso, o deputado estadual Tercilio Turini pede apoio ao secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, para abertura de um novo local que ofereça assistência médica às crianças.
“O sistema enfrenta um momento preocupante e perigoso, de verdadeiro colapso, gerando constantes reclamações de pais e inclusive conflitos com servidores da saúde. Recentemente houve necessidade de acionar a Polícia Militar para conter a exaltação de pessoas que aguardavam com filhos pelo atendimento” – relata o deputado em requerimento aprovado na Assembleia Legislativa e enviado ao secretário de Saúde.
Apesar de contar com 54 unidades básicas de saúde, a assistência primária a crianças em Londrina está concentrada no Pronto Atendimento Infantil, o PAI. “A espera por consultas é longa, isso provoca medo de complicações à saúde, levando as pessoas ao nervosismo e até a atitudes mais duras” – comenta o médico Tercilio Turini, presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia.
Ele argumenta que os profissionais de saúde trabalham sob pressão, precisando acolher as crianças e, ao mesmo tempo, preocupados com reclamações, insultos e até ameaças de agressão física. Os servidores do PAI já protestaram, demonstrando que estão fazendo o máximo e não são os responsáveis pelos problemas de atendimento precário.
Tercilio Turini pede ao secretário Beto Preto todo apoio para evitar consequências ainda mais danosas às crianças e seus familiares. “O Hospital da Zona Sul, mantido pelo Governo do Estado, já teve entre suas atribuições o atendimento infantil com plantão de pediatria. A sugestão é retomar o serviço para aliviar a crise no PAI” – ressalta Tercilio Turini.
Please follow and like us:
error