Menu fechado

Tercilio Turini participa de articulação para repasse aos hospitais filantrópicos

O repasse de R$ 14 milhões para os três principais hospitais filantrópicos de Londrina – Santa Casa, Evangélico e Instituto do Câncer, além de clínicas psiquiátricas e outras instituições que atendem pelo SUS – contou com o trabalho do deputado estadual Tercilio Turini e demais parlamentares. A Assembleia Legislativa aprovou no final do ano passado a lei que autorizou o Governo do Estado a liberar R$ 220 milhões de verba extraordinária para conveniados do SUS em todo o Paraná.

“É um reforço de caixa importante que ajuda a cobrir custos e ampliar os serviços gratuitos de saúde à população. Os hospitais filantrópicos são fundamentais no acolhimento de pacientes e fazem mais de 60% dos atendimentos do SUS. São a base do sistema e merecem todo o apoio, principalmente porque enfrentam as dificuldades da tabela desatualizada do SUS, com valores irrisórios na maioria dos procedimentos”, diz o médico e deputado Tercilio Turini.

Para Turini, já passou da hora de o Governo Federal rever a tabela e remunerar de forma justa a rede conveniada do SUS. “Com os valores pagos atualmente, muitos prestadores de serviços e profissionais deixaram de atender pelo SUS. O maior prejuízo é da população. Defendo o SUS como a maior conquista social no Brasil nas últimas décadas, mas se a tabela de pagamentos não for atualizada o sistema corre o risco de entrar em colapso em curto espaço de tempo”, afirma o deputado.
Tercilio Turini destaca o esforço do secretário de Saúde do Paraná Beto Preto. “É médico, conhece bem o problema e sabe da necessidade de socorrer os hospitais filantrópicos e outros prestadores de serviço do SUS. Esse repasse extra foi uma ação conjunta da Assembleia e Governo do Estado. Fico feliz de ter contribuído na articulação e aprovação da lei”, declara o deputado Turini.
Please follow and like us:
error