O médico e deputado estadual Tercilio Turini é um dos autores do pedido ao Ministério da Saúde para incluir o tratamento de lipedema nos serviços do SUS e nos procedimentos dos planos de saúde. A doença atinge mais de 10% das mulheres brasileiras e provoca inchaço nas pernas, muitas vezes sendo confundida com obesidade. A solicitação para acolhimento no sistema público tem a articulação das deputadas estaduais Maria Victoria, Cantora Mara Lima e Márcia Huçulak, que ressaltam a necessidade de criação de protocolo clínico para cuidados ao lipedema. O requerimento aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná segue também à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC).
“Sempre defendi o acesso pleno da população à saúde, em todas as especialidades e para todos os tratamentos. O SUS foi criado para abrir as portas dos serviços da saúde principalmente aos mais pobres. É a maior conquista social do Brasil e hoje mais de 70% dos brasileiros dependem do atendimento pelo SUS. Portanto, incluir o acompanhamento do lipedema no sistema público e nos planos particulares significa assegurar o direito universal à saúde. As mulheres, principalmente, precisam de assistência médica, exames e medicamentos. A iniciativa da Assembleia reforça a importância do SUS na vida da população” – afirma Tercilio Turini, presidente da Comissão de Saúde Pública.
Leia matéria completa no link https://www.assembleia.pr.leg.br/comunicacao/noticias/deputados-solicitam-inclusao-do-tratamento-de-lipedema-nos-planos-de-saude-e-no-sus