A população de Tamarana também terá um impulso para o desenvolvimento econômico e social com a duplicação do novo trecho da PR 445, agora com a pista que será construída de Lerroville a Mauá da Serra. As melhorias na rodovia vão garantir segurança e agilidade nos deslocamentos, além de abrirem áreas de expansão urbana e industrial que movimentarão a economia e criarão oportunidades para os moradores.
“A participação das lideranças de Tamarana, mobilizadas pela prefeita Luzia Suzukawa e os vereadores, reforçou o movimento pela duplicação da PR 445 e evitou a instalação da praça de pedágio na entrada de Londrina. É uma conquista da comunidade de Tamarana”, afirma o deputado estadual Tercilio Turini, um dos maiores defensores das obras na rodovia, sem o pedágio pretendido inicialmente pelo governo federal.
“É mais um passo, a rodovia duplicada até Mauá da Serra vai deixar as viagens muito mais seguras para quem sai de Lerroville e Tamarana em direção a Ponta Grossa, Curitiba, Litoral e Porto de Paranaguá. Também vai ficar bem mais ágil para quem quer seguir em direção ao Vale do Ivaí e outras regiões do Paraná pela BR 376. É uma vitória da persistência”, diz o deputado.
Tercilio Turini destaca que é fundamental manter a mobilização para assegurar o breve início da duplicação dos outros 23 quilômetros de Lerroville até Irerê, para a ligação até a área urbana de Londrina estar completamente em pista dupla. “Agradecemos ao governador Ratinho Junior por autorizar esse novo trecho e confiamos que logo ele anunciará a duplicação total da PR 445. Agradecemos também ao chefe da Casa Civil Guto Silva, secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex e outros gestores pelo empenho na realização dessa grande obra”, declara o deputado.
Na licitação confirmada sexta-feira, o Governo do Estado vai fazer mais 27 quilômetros de duplicação da PR 445, vindo de Mauá da Serra a Lerroville, com investimento de R$ 217 milhões. A obra prevê viaduto no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, rótula em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, 11 retornos em nível e correção de geometria em sete curvas consideradas críticas.