Os hospitais das universidades estaduais do Paraná são referências no sistema público de saúde e dão suporte ao atendimento pelo SUS aos paranaenses. A assistência de qualidade dos HUs de Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Guarapuava garante acolhimento de qualidade em procedimentos de média e alta complexidade, que só podem ser realizados em hospitais que dispõem de profissionais qualificados e estrutura avançada – destaca o médico, diretor do HU de Londrina por muitos anos e deputado estadual Tercilio Turini.
Ele participou do ato de formalização do repasse de R$ 19 milhões ao Hospital Universitário da UEM, em Maringá, e fez questão de defender a relevância das universidades estaduais e dos HUs nos avanços sociais e no desenvolvimento econômico do Paraná. “São instrumentos de progresso e formulação de políticas públicas de excelência. A formação de profissionais de destaque, a realização do sonho de fazer faculdade com ensino gratuito, a prestação de serviços à comunidade, as ações inovadoras, as tecnologias com pesquisa e ciência, o ambiente cultural e o talento da juventude. É um universo que faz o mundo se desenvolver” – analisa o deputado.
Tercilio Turini agradeceu ao governador Ratinho Junior e ao secretário de Saúde do Estado Beto Preto, saudou o prefeito de Maringá Silvio Barros e demais prefeitos e vereadores da região, se colocou à disposição de todos como presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa e parabenizou a todos pela liberação dos R$ 19 milhões para conclusão de um prédio do HU – a obra estava parada há muitos anos. “Melhor ainda é saber que em breve teremos novo investimento para ampliar o centro cirúrgico do Hospital Universitário da UEM. Toda melhoria nos HUs, como também teremos em Londrina, amplia a capacidade de acolhimento dos paranaenses” – enfatiza Tercilio Turini.