Uma empresa especializada vai fazer estudos e pré-projeto de construção de trevo ou rotatória na PR 170 para dar segurança e facilitar o acesso aos restaurantes, igreja, campo de futebol e outras atividades do KM 10, além do distrito de Bartira, Deizinho do Vermelho e outras localidades próximas na área rural de Rolândia. É uma ação de lideranças da comunidade e do deputado estadual Tercilio Turini, que se reuniram hoje com o empresário e engenheiro João Schneider Filho, representantes do DER e da Prefeitura. A intervenção na rodovia é fundamental para conter a velocidade dos veículos, reduzir risco de acidentes, possibilitar a travessia segura das pistas e principalmente resguardar a vida das pessoas.
O deputado Tercilio Turini relatou que já conversou mais de uma vez com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, e diretores do DER sobre a reivindicação da comunidade local. “Dias atrás, o secretário Sandro falou que com o projeto pronto ele poderá autorizar a obra. Então pedimos a colaboração do engenheiro João, que vai analisar as características do trecho e propor qual a solução mais prática e segura para atender a necessidade do KM 10, Bartira e demais localidades. Não dá para continuar com essa situação tão perigosa, a PR 170 é corredor de transporte de cargas do Norte do Paraná ao estado de São Paulo, passando por Porecatu. É também caminho de São Martinho, a Capital Paranaense dos Embutidos”, ressaltou Tercilio Turini.
O engenheiro Leno Fanchin, do DER, disse que o órgão de manutenção das estradas do Paraná conhece o problema e vai se empenhar no trabalho conjunto com o deputado Turini, prefeitura e comunidade. O secretário municipal de Planejamento, José Carlos Salgueiro, assegurou que dará todo suporte na elaboração dos estudos e pré-projeto. O empresário João Scnheider Filho comentou que a análise e sugestão de intervenção na rodovia são ações voluntárias da sua empresa. A reunião no KM 10 foi organizada pelo assessor parlamentar Ronaldo Bifinho, liderança na região.
O comerciante Valdecir, do restaurante Porco no Tacho, enfatizou que o trecho oferece muito risco a quem passa em viagem ou pretende parar no KM 10. “No final de semana muita gente vem até aqui, tem o campo de futebol, a igreja, outros comércios, o pessoal que passeia de bicicleta e os moradores de Bartira, Deizinho do Vermelho e outras áreas. Precisa urgente de melhoria. O acostamento é ruim, os motoristas encostam ali e depois correm muito perigo na travessia”, argumentou. Também estavam presentes: senhor Nilton Molari e sua filha Tomênica (Bartira), Daniel Steidle (Fazenda Bimini), Dora Consani, seo Toninho (São Martinho) e outras lideranças.
Please follow and like us: