A construção de dois contornos na PR 444 para permitir acesso a indústrias e bairros de Mandaguari, no trecho próximo aos redutores de velocidade, pode ser uma alternativa para reduzir riscos de acidentes e garantir segurança aos moradores do município e também para quem trafega na rodovia. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Tercilio Turini e lideranças de Mandaguari, entre elas a prefeita eleita Ivonéia Furtado, em reunião com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
A PR corta o município e oferece mais perigo principalmente entre os quilômetros 34 e 36, onde ocorrem cruzamentos das pistas para se chegar às empresas e entrar em estradas rurais. O local tem grande fluxo diário de todo tipo de veículo, desde motocicletas até carretas e máquinas agrícolas. É caminho de Londrina a Maringá, e vice-versa, com tráfego intenso em meio a áreas industrial e residencial de Mandaguari.
Representantes do município e o deputado Turini argumentaram que o ideal é a construção de trincheiras para a travessia segura da PR 444. O secretário Sandro Alex informou que a rodovia está no Anel de Integração e a execução de grandes obras vai ficar como obrigação das novas concessionárias, nos novos contratos de pedágio. “Pedimos então a implantação de dois contornos, permitindo acessar os dois lados da PR com segurança”, diz o deputado.
Tercilio Turini informa que a Secretaria de Infraestrutura e Logística vai fazer estudos técnicos para a construção dos contornos, para minimizar de forma emergencial o problema da travessia perigosa. Além disso, a secretaria deve analisar a viabilidade de trincheiras no local, como obras essenciais na futura concessão da PR 444.
Também participaram da reunião em Curitiba o vice-prefeito eleito Jorge do Alambique, o empresário Francisco Barbosa Filho, o agricultor Mario Figueiredo e o secretário de Agricultura de Mandaguari Yohann Paulo.