Os sete cartórios distritais em breve vão voltar a atender na área urbana de Londrina, facilitando o acesso da população aos serviços. O deputado estadual Tercilio Turini participou diretamente da articulação para regularizar a situação dos cartórios, que deixaram de funcionar na cidade em julho do ano passado, por decisão do STF, e tiveram de retornar aos distritos.
“É uma boa notícia para Londrina, as pessoas estavam com dificuldades para se deslocar em busca de certidões e outros documentos expedidos em cartórios. A volta do atendimento amplia a possibilidade de escolha, o cidadão vai procurar as opções mais próximas e que ofereçam os melhores serviços” – comentou Tercilio Turini.
O projeto de lei regulamentando o funcionamento dos sete cartórios distritais, de autoria do Tribunal de Justiça do Paraná, foi aprovado hoje (dia 15) pela Assembleia Legislativa e agora segue para sanção do governador Ratinho Junior. “A expectativa é que os cartórios distritais retomem o funcionamento rapidamente, respeitando as áreas delimitadas pela legislação formulada pelo Tribunal de Justiça. Agradecemos ao presidente e demais desembargadores do Tribunal, deputados favoráveis e todas as lideranças que se empenharam em regularizar os cartórios distritais” – destacou Tercilio Turini.
“Muita gente reclamava das dificuldades. Quem mora na Região Norte, por exemplo, precisava ir longe quando precisava dos serviços de cartórios. O distrital que funcionou na Avenida Saul Elkind teve de voltar ao local de origem. Isso aconteceu em outras regiões da cidade. Agora o funcionamento será retomado na área urbana e esperamos que os serviços atendam às necessidades dos londrinenses” – disse o deputado estadual Tercilio Turini, lembrando das diversas reuniões com representantes do Tribunal de Justiça.
Os cartórios de São Luiz, Guaravera, Lerroville, Irerê, Paiquerè, Maravilha e Warta estavam restritos, nos últimos 12 meses, ao atendimento nos distritos. “O número de moradores na zona rural diminuiu muito nas últimas décadas, enquanto cresceu bastante na área urbana. Não tinha mais sentido restringir os cartórios aos distritos enquanto na cidade a demanda pelos serviços é muito grande” – enfatizou o deputado estadual Tercilio Turini.