A criação oficial do Circuito Cicloturístico Rota Norte Pé Vermelho é mais uma ação para incentivar a prática de pedaladas na região, fomentando o turismo rural e abrindo perspectivas para melhorar a infraestrutura de apoio aos ciclistas em todo o trajeto. O deputado estadual Tercilio Turini é um dos autores da lei sancionada pelo governador Ratinho Junior que institucionaliza o circuito.
São cerca de 300 quilômetros de estradas e trilhas, passando por cachoeiras, localidades e pontos gastronômicos nos municípios de Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Marilândia do Sul, Tamarana, Ibiporã e Jataizinho.
“É um caminho de muita beleza, com paisagens deslumbrantes e um cenário rural bem típico do Norte do Paraná. Um grande convite para quem quer fazer atividade física, relaxar a mente e curtir a natureza”, diz o deputado.
Tercilio Turini destaca que com a oficialização do Circuito Pé Vermelho, as prefeituras, o Governo do Estado, a iniciativa privada, as associações de moradores e os grupos de pedaladas podem planejar e projetar ações para atender melhor os ciclistas que percorrem o trajeto completo ou trechos.
“O ciclismo de lazer atrai cada vez mais gente, é uma atividade com grande crescimento. Por isso, é necessário criar uma estrutura de suporte e acolhimento aos praticantes”, afirma o deputado.
Além de Tercilio Turini, são autores da lei os deputados estaduais Goura e Cobra Repórter. “Sou um incentivador do uso de bicicleta e da construção de ciclovias. Faz bem para saúde, ajuda a aliviar o estresse, integra as pessoas, contribui na mobilidade e fortalece o caminho da sustentabilidade”, ressalta o deputado Tercilio Turini.