O deputado estadual Tercilio Turini alerta para o trecho perigoso da Serra Fria, na PR 090 entre Sapopema e São Jerônimo da Serra, e quer a instalação urgente de redutores de velocidade e reforço na sinalização. “São aproximadamente oito quilômetros bem sinuosos e íngremes, com locais de muitos riscos para quem trafega por ali, principalmente para motoristas que não conhecem o trajeto”, diz o parlamentar.
A PR 090 é uma rodovia estadual bastante utilizada pela população de municípios do Norte Pioneiro, Norte e Noroeste do Paraná, além do interior de São Paulo, para deslocamento a Curitiba e Porto de Paranaguá. Conhecida como Estrada do Cerne, é caracterizada pelo grande número de curvas, subidas e descidas.
Moradores de Sapopema, município mais próximo à Serra Fria, estão alarmados com a quantidade de acidentes na rodovia, muitos inclusive resultando em pessoas feridas e até mortas. Para comerciantes, produtores rurais e demais pessoas que frequentemente precisam passar pela Serra Fria em suas viagens de um município para o outro, os problemas são ainda maiores.
“A topografia com muitas subidas e descidas e o traçado cheio de curvas dificultam bastante a visibilidade. Por outro lado, os pontos de descida facilitam o excesso de velocidade. No caso de caminhões, a situação fica ainda mais perigosa pela dificuldade de segurar o veículo”, afirma o deputado.
Tercilio Turini aprovou na Assembleia Legislativa do Paraná um requerimento para a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), solicitando ações emergências na PR 090. “Moradores de Sapopema e São Jerônimo pedem urgência nos redutores de velocidade, nas placas de sinalização e nos avisos na pista, para reduzir acidentes e evitar mortes na Serra Fria”, diz o deputado.