Menu fechado

Aos amigos professores e amigas professoras!

É uma data simbólica, o Dia do Professor, e quero expressar todo reconhecimento e gratidão a uma categoria que merece ser muito mais valorizada, que precisa ser tratada de forma especial, diferenciada, porque exerce a nobre missão de educar, de ensinar, de contribuir na formação e preparação das pessoas para os desafios da vida e do mundo.

Ser professor é bem mais do que estar em sala. Aliás, essa é uma das atividades no exercício do magistério e da docência. Diariamente, a atuação do professor e da professora exige dedicação e esforço psicológico, intelectual e físico, na maratona de um trabalho honroso antes, durante e depois da aula. São horas e horas de compromisso e responsabilidade.

Minha vida profissional foi toda dentro da UEL e do Hospital Universitário de Londrina, como docente do curso de Medicina e médico. Sei como é, a cada ano, receber novos alunos com todas suas expectativas, dificuldades, diferentes opiniões, vivências pessoais diversas e tantas outras questões que refletem no desempenho e comportamento.

O professor e a professora ensinam e aprendem, e assim deve ser. Muitas vezes são conselheiros e procurados para desabafos. Em outras, sofrem até com atitudes decorrentes de problemas externos, de dúvidas e embates trazidos de casa e/ou de outros ambientes. É uma característica inerente o professor e a professora exercerem o necessário acolhimento.

Quero cumprimentar a todos neste dia 15 de outubro. Sempre estive e sempre estarei ao lado do professor e da professora. Acredito na educação como o melhor caminho para construir um país e um mundo melhor. As mudanças ocorrem rapidamente, principalmente nessa época de evolução tecnológica. Mesmo assim, o professor e a professora permanecem como grande alicerce na formação de gerações.

Parabéns pelo Dia do Professor! Contem comigo.

Um afetuoso abraço, Tercilio Turini.

Please follow and like us:
error