O deputado estadual Tercilio Turini prestigiou hoje à tarde, em Assaí, o evento comemorativo aos 113 anos da Imigração Japonesa ao Brasil. Ele foi recebido no Castelo Japonês pelo vice-prefeito Cairo Koguishi e o chefe de gabinete Paulo Roberto Moreira, além de vereadores e lideranças da comunidade nipônica.
O Norte do Paraná tem a segunda maior colônia de imigrantes e descendentes de japoneses do Brasil. E Assaí é o município de maior referência da comunidade nipônica em nosso estado. Os primeiros imigrantes chegaram na década de 1930 e os japoneses enfrentaram todas as dificuldades com muito trabalho, persistência e disciplina.
“Essa determinação rapidamente chamou a atenção de autoridades, tanto que em 1933, quando ainda era uma pequena localidade no meio da floresta, Assaí já recebeu a visita do cônsul geral do Japão. Ele se deslocou de São Paulo impressionado com a capacidade de superação dos imigrantes e os resultados que conseguiam no cultivo das lavouras”, lembrou o deputado.
“Com respeito à terra e muita dedicação, os imigrantes se destacaram na agricultura e Assaí passou a realizar a primeira feira agrícola do Paraná. A agricultura foi a grande alavanca do desenvolvimento do Paraná e os japoneses tiveram papel determinante das conquistas e no desenvolvimento da produção agrícola paranaense. Assaí chegou a ser reconhecida como a capital do algodão”, ressaltou.
Tercilio Turini destacou que tem muito respeito pela resiliência dos imigrantes japoneses, que deixaram seu país e se embrenharam na floresta que era o Norte do Paraná. “Por isso, com muito orgulho sou autor da lei estadual que homenageia Assaí como Capital Paranaense da Imigração Japonesa. É um reconhecimento, um ato de gratidão por toda contribuição de imigrantes e descendentes, que tanto fizeram pelo Paraná e pelo Brasil”, declarou.
O evento em Assaí teve apresentação cultural do Grupo de Taiko da AABB Comunidade e do Grupo Keishin de dança japonesa. Participaram da comemoração os vereadores Leni de Oliveira, Neusa Costa, Rafael Greca, PC Caminhoneiro, Juninho do Cartório, Clésio Cruz, Professor Turquinho, representantes da colônia Japonesa de Assaí e secretários municipais.
Foto: Prefeitura Municipal de Assaí
Please follow and like us: